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Fatos interessantes sobre motocicletas:
No século 21, a indústria de motocicletas é dominada principalmente pela indústria de motocicletas chinesa e por empresas de motocicletas japonesas. Além das motocicletas de grande capacidade, há um grande mercado em motocicletas de menor capacidade (menos de 300 cc), concentradas principalmente em países asiáticos e africanos e produzidas na China e na Índia.
A construção de motocicletas é a engenharia, fabricação e montagem de componentes e sistemas para uma motocicleta que resultam no desempenho, custo e estética desejados pelo projetista. Com algumas exceções, a construção de modernas motocicletas produzidas em massa foi padronizada em uma estrutura de aço ou alumínio, garfos telescópicos segurando a roda dianteira e freios a disco. Algumas outras partes do corpo, projetadas por razões estéticas ou de desempenho, podem ser adicionadas. Um motor a gasolina tipicamente composto por entre um e quatro cilindros (e menos comumente, até oito cilindros) acoplado a uma transmissão manual de cinco ou seis marchas aciona a roda traseira montada no braço oscilante por meio de corrente, eixo motor ou correia.
O baixo consumo de combustível das motocicletas e scooters atraiu o interesse dos Estados Unidos por ambientalistas e daqueles que aumentaram os preços dos combustíveis. O Grupo Piaggio Americas apoiou este interesse com o lançamento de um site e plataforma "Vespanomics", alegando que as emissões de carbono por quilômetro foram menores que o carro médio, uma redução de 65% e melhor combustível economia.
No entanto, as emissões de escape de uma motocicleta podem conter 1020 vezes mais óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados do que o escapamento de um carro de passeio ou SUV de ano similar. Isso ocorre porque muitos motocicletas não possuem um conversor catalítico e o padrão de emissão é muito mais permissivo para motocicletas do que para outros veículos. Embora os conversores catalíticos tenham sido instalados na maioria dos carros e caminhões movidos a gasolina desde 1975 nos Estados Unidos, eles podem apresentar dificuldades de montagem e aquecimento em aplicações de motocicletas.
Relatórios de resultados de certificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos de 2007 para todos os veículos versus motocicletas de estrada (que também incluem scooters), o nível médio de emissões certificadas para 12.327 veículos testados foi de 0,734. A média de emissões de vida útil "Nox + Co em fim de vida útil" para 3.863 motocicletas testadas foi de 0,8531. 54% das motocicletas modelo 2007 testadas foram equipadas com um conversor catalítico.